.

.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Fundação Hemoba adquire novos equipamentos e promove reforma de parque tecnológico

Com o objetivo de garantir mais qualidade do sangue coletado, processado e distribuído pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão vinculado a Secretaria da Saúde do Governo da Bahia, adquiriu recentemente novos equipamentos modernizando e diversificando o parque tecnológico dos Hemocentros e Unidades de Coleta e Transfusão do Estado. Os novos equipamentos adquiridos - a maioria através de convênios com o Ministério da Saúde - foram homologados durante o ano de 2014. Segundo o Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, Pablo Martin Chehu, a reforma começou com a substituição de todas as persianas dos 4 andares do Hemocentro Coordenador (localizado na Ladeira do HGE), por modelos mais higiênicos, que atendem as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Essas persianas foram adquiridas com recursos próprios da Hemoba. Chegaram também 17 refrigeradores de bolsa de sangue, mais 37 ar condicionados, 22 televisores, 35 longarinas (poltronas conjugadas, que atendem até 3 pessoas) que foram substituídas no ambulatório de Salvador, as demais, foram para as unidades de Feira de Santana, Camaçari, Alagoinhas e Vitória da Conquista. Foram adquiridas 30 poltronas para uso na coleta de sangue, sendo 12 para o Hemocentro Coordenador e as demais serão distribuídas em unidades do interior, 05 ultra freezers (menos 80°c graus) para congelamento rápido de plasma e crio, 09 seladoras de bancada e mais 18 homogeneizadores. Todos esses equipamentos já chegaram e estão prontos para serem distribuídos não só em Salvador, mais para as demais unidades no estado.
Áreas beneficiadas
O Hemocentro Coordenador será beneficiado com a instalação de 21 ar condicionados, que serão alocados nas áreas; administrativa, de laboratório e recepções do Ambulatório e Coleta. O restante serão remanejados para as unidades do interior do estado. Os refrigeradores, 08 ficarão no Hemocentro de Salvador e o restante incorporados em 09 unidades, nas cidade de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Itaberaba, Jequié, Juazeiro, Santo Antonio de Jesus e Vitória da Conquista.
"A renovação do parque tecnológico da Hemoba, vai garantir grandes benefícios, sobretudo, para os nossos usuários (pacientes, doadores e servidores), que buscam nossas unidades diariamente. Esses aparelhos de ar condicionado por exemplo, darão mais conforto para os nossos profissionais e doadores. A exemplo de Juazeiro, que durante o verão, chega a medir 35°c. Agora, imagina o calor que não deve fazer?" Enfatizou o diretor Pablo Chehu.
Para o próximo ano a Fundação Hemoba vai continuar mantendo os convênios com o Ministério da Saúde, com a SESAB e com demais parceiros. E o Hemocentro já tem previsto para o primeiro semestre à aquisição de centrífugas de sorologia e imunohematologia e freezers de -30º utilizados para a conservação de plasma e crio. E como já vem sendo divulgado, através de uma emenda parlamentar, feita pela Secretaria da Saúde do Governo Estadual, foi recentemente realizada uma licitação de mais um Hemóvel, que esta em fase final de fabricação e que deve chegar para reforçar nossas coletas em março de 2015.
ASCOM - HEMOBA
Alexandre Afonso
> Assessor de Comunicação
> Fundação Hemoba

Nenhum comentário:

Postar um comentário