.

.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

VALENÇA: DIRETORA DO SAAE ATENDE CONVOCATÓRIA DA CÂMARA DE VEREADORES

Rosemary explanou acerca da cobrança de tarifas e declarou ser a favor da criação de novo método tarifário.
A diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença - SAAE, no Baixo Sul da Bahia, Rosemary Paixão atendeu a convocatória da Câmara Municipal de Vereadores do município no último dia 05, através do vereador Bertolino de Jesus, para dirimir dúvidas sobre o método tarifário realizado pela autarquia. Segundo o edil, a diretora não comete nenhum tipo e ação irregular, pois segundo ele as cobranças são pautadas na lei. “Gostaríamos de pagar pelo que consumimos. O poder emana do povo, que reclama, e estamos aqui buscando solução”, defendeu o vereador convocador, que declarou existir um grupo montado na sociedade valenciana com o objetivo de colher assinaturas para reformação da lei de cobrança.
Rosemary justificou a necessidade de realização de um estudo de impacto que ainda não foi realizado devido que a primeira licitação para contratação de empresa especializada, ficou muito alta para os padrões da autarquia, em torno de - R$ 200 mil – e devido a necessidade de economia para investimentos em outras áreas. Mas já está preparando um novo certame para contratação de empresa com valor mais acessível com a realidade da autarquia “Não é uma mudança simples, se fosse tão fácil outro gestor teria realizado. Pode ser que a cobrança não seja justa para alguns, mas ela é legal, existe a lei que pauta o SAAE na impressão da conta para pagamento”, especificou.
A diretora explicou que os questionamentos maiores são dos proprietários de estabelecimentos, e sentiu falta dos queixosos na audiência. “A cobrança maior gira em torno da reclassificação dos imóveis realizada pela autarquia. De acordo com a estatística da autarquia, a classe de menor poder aquisitivo acaba consumindo mais água do que a classe média alta. E há um alto índice de ligação clandestina, por isso que a classe de menor poder aquisitivo acaba incorrendo ilegalidade quando se faz ligação clandestina. Não vemos abuso econômico na autarquia”, defendeu.
O vereador ainda questionou o formato de emissão de recibos, que segundo ele existem cobranças para o futuro, de repente 35 dias antes, segundo ele. A diretora explanou que todo formato de leitura está dentro dos padrões da legalidade e em caso de dúvidas qualquer munícipe pode comparecer na autarquia.
A diretora ainda especificou a despadronização de algumas casas/salas de aluguel, segundo ela a Coelba tem um leitor para cada sala/casa de aluguel, e questionou o porquê da autarquia ter que colocar um padrão para mais de 10 casas. “Não vamos dar jeitinho, não existe jeito a ser dado, tem que seguir a lei”, disse.
Finalizando, Rosemary lembrou aos edis a necessidade de criação de Regulamentação do Esgotamento Sanitário e apresentou modelos de cobrança majorados por empresa estadual, caso assuma o município. Por: Assessoria de Serviços de Gestão do SAAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário